Perspectiva versus Realidade
Perspectiva versus Realidade
Palavras-chave:
artigo cientifico, urologia, pROmsResumo
A maioria de nós possui um apreço especial pela mudança de ano, a despeito da realidade permanecer a mesma após a meia-noite do dia 31 de dezembro. O que faz da passagem de ano um momento especial é outro tipo de mudança: a que ocorre com nossa perspectiva.
Consciente ou inconscientemente, este é um momento reflexivo, em que avaliamos os acertos e erros do ano passado, imaginamos novos objeti- vos e assumimos novas perspectivas para o tempo vindouro. Isso é suficiente para promover certa sensação temporária de plenitude, mesmo que a reali- dade permaneça a mesma.
Perspectiva é diferente de realidade e a primeira tem maior impacto do que a segunda. Nossa satisfação depende mais da perspectiva do que da realidade. Isto está demonstrado cientificamente e o experimento que será descrito permitirá fazer uma correlação entre perspectiva e prática médica.
Cientistas analisaram experimentalmente o comportamento de dois macacos (vários experimentos sequenciais com diferentes pares de maca- cos), confinados em jaulas diferentes. Em ambos os casos, o chão das jaulas disparava choques elétricos simultâneos e intermitentes. Na jaula esquerda, havia um botão para o macaco desligar a descarga elétrica, interrompendo o choque. A jaula da direita não possuía este botão, porém, sempre que o ma- caco da esquerda apertava o botão, a eletricidade era também desligada na jaula da direita. Isso fazia com que os tempos de choque dos dois macacos fossem idênticos. A realidade dos choques era idêntica nos dois macacos. No entanto, o macaco da esquerda (o que apertava o botão) permaneceu saudá- vel, ativo, feliz, enquanto o macaco da direita se tornou deprimido, emagreceu e adoeceu. Se os dois recebiam a mesma quantidade de agressão física, por que a resposta clínica foi diferente?
Referências
Bleyer A, Welch HG. Effect of Three Decades of Scree- ning Mammography on Breast-Cancer Incidence. New England Journal of Medicine 2012; 367:1998-2005.
Screening for Breast Cancer: U.S. Preventive Services Task Force Recommendation Statement. Annals of In- ternal Medicine 2009; 151:716-726.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Recet

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.