Perspectiva versus Realidade

Perspectiva versus Realidade

Autores

  • Luís Cláudio Correia Escola Bahiana de Medicina

Palavras-chave:

artigo cientifico, urologia, pROms

Resumo

A maioria de nós possui um apreço especial pela mudança de ano, a despeito da realidade permanecer a mesma após a meia-noite do dia 31 de dezembro. O que faz da passagem de ano um momento especial é outro tipo de mudança: a que ocorre com nossa perspectiva.

Consciente ou inconscientemente, este é um momento reflexivo, em que avaliamos os acertos e erros do ano passado, imaginamos novos objeti- vos e assumimos novas perspectivas para o tempo vindouro. Isso é suficiente para promover certa sensação temporária de plenitude, mesmo que a reali- dade permaneça a mesma.

Perspectiva é diferente de realidade e a primeira tem maior impacto do que a segunda. Nossa satisfação depende mais da perspectiva do que da realidade. Isto está demonstrado cientificamente e o experimento que será descrito permitirá fazer uma correlação entre perspectiva e prática médica.

Cientistas analisaram experimentalmente o comportamento de dois macacos (vários experimentos sequenciais com diferentes pares de maca- cos), confinados em jaulas diferentes. Em ambos os casos, o chão das jaulas disparava choques elétricos simultâneos e intermitentes. Na jaula esquerda, havia um botão para o macaco desligar a descarga elétrica, interrompendo o choque. A jaula da direita não possuía este botão, porém, sempre que o ma- caco da esquerda apertava o botão, a eletricidade era também desligada na jaula da direita. Isso fazia com que os tempos de choque dos dois macacos fossem idênticos. A realidade dos choques era idêntica nos dois macacos. No entanto, o macaco da esquerda (o que apertava o botão) permaneceu saudá- vel, ativo, feliz, enquanto o macaco da direita se tornou deprimido, emagreceu e adoeceu. Se os dois recebiam a mesma quantidade de agressão física, por que a resposta clínica foi diferente?

Biografia do Autor

Luís Cláudio Correia, Escola Bahiana de Medicina

Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina

Referências

Bleyer A, Welch HG. Effect of Three Decades of Scree- ning Mammography on Breast-Cancer Incidence. New England Journal of Medicine 2012; 367:1998-2005.

Screening for Breast Cancer: U.S. Preventive Services Task Force Recommendation Statement. Annals of In- ternal Medicine 2009; 151:716-726.

Downloads

Publicado

05-05-2013

Como Citar

1.
Correia LC. Perspectiva versus Realidade: Perspectiva versus Realidade. recet [Internet]. 5º de maio de 2013 [citado 3º de abril de 2025];2(1):5-7. Disponível em: https://revista.recet.org.br/index.php/recet/article/view/274