A primeira página de um artigo científico

A primeira página de um artigo científico

Autores

  • Ubirrajara Barroso Jr TiSBI BA

Palavras-chave:

urologia, artigo cientifico

Resumo

O título é uma parte extremamente importante de um artigo científico. É ele que vai fazer com que o leitor tenha interesse ou não em ler o restante do texto. Portanto, não desprezemos a sua construção: ele deve ser escrito com esmero e reflexão. Devemos nos colocar no lugar do leitor e analisar se, com o título que escolhemos, nos interessaríamos pelo texto. Algumas vezes é preciso reescrever o título diversas vezes, até que se obtenha um resultado satisfatório.

Um título deve ser conciso, chamar a atenção do leitor e, ao mes- mo tempo, ser acurado, atrativo e informativo. Deve, em poucas palavras, representar o conteúdo do texto e precisa, ainda, remeter imediatamente à pergunta de pesquisa a que se tenta responder ao longo do texto, para que o leitor interesse-se em ler o resumo do trabalho e, consequentemente, o artigo completo.

O título ajuda o artigo a ser encontrado em um banco de dados (como o Pubmed, por exemplo), independentemente das palavras-chave escolhidas. Portanto, palavras que facilitam a busca devem ser incluídas no título.

Ao intitular um artigo, pense como um editor que está tentando achar a melhor maneira de escrever a sua manchete no jornal. Vale ressaltar que o título não deve ser uma longa oração gramatical, apesar de alguns títulos serem demasiadamente longos. Um estudo espanhol, publicado em uma re- vista internacional, possuía o seguinte título: “A case report of a pyogenic liver abscess caused by Fusobacterium nucleatum in a patient with autosomal dominant polycystic kidney undergoing hemodialysis”. Realmente é um título bastante longo para um relato de caso, que talvez ficasse melhor assim: “Liver abscess by Fusobacterium nucleatum in a polycystic kidney patient un- dergoing hemodialysis. A case report.” Economizamos, assim, 41 caracteres com a mudança do título, agora mais compreensível.

Outros títulos são muito genéricos. Por exemplo, em uma revista ale- mã, publicaram um artigo com o seguinte título: “Vascular and parenchymal diseases of the kidney”. Sejamos francos: precisaríamos de um livro para abordar esse tema. Olhando o objetivo do trabalho, observamos que, na ver- dade, os autores abordam os aspectos radiológicos das doenças vasculares e parenquimatosas, com ênfase na tomografia e na ressonância. Melhor, então, seria: “Radiological characteristics of vascular and parenchymal diseases of the kidney with focus on CT and MRI”.

Biografia do Autor

Ubirrajara Barroso Jr, TiSBI BA

Professor de urologia

Referências

RECET

Downloads

Publicado

05-05-2013

Como Citar

1.
Barroso Jr U. A primeira página de um artigo científico: A primeira página de um artigo científico. recet [Internet]. 5º de maio de 2013 [citado 3º de abril de 2025];2(1):2-3. Disponível em: https://revista.recet.org.br/index.php/recet/article/view/272