Normas Éticas

NORMAS ÉTICAS. 3

Política de Direitos de Autor (copyright) 3

Política de Reutilização e Licença Creative Commons. 3

Má conduta em pesquisa. 3

       Fabricação. 3

       Falsificação. 3

       Plagiarismo. 3

Publicação Duplicada e Redundante. 4

Política de Correção e Retração. 4

Conflito de Interesses. 6

Confidencialidade. 6

Diversidade e Inclusão. 6

Os Deveres. 7

Dos Autores: 7

Critérios de autoria. 7

Autoria de grupo. 7

Autor fantasma, autoria por convite ou por presente (Ghost autor, guest or gift authorship) 7

Relato padrão. 8

Acesso aos dados e seu armazenamento. 8

Normas e procedimentos éticos com seres humanos. 8

Conduta ética no cuidado e utilização de animais em pesquisa. 8

Transparência dos ensaios clínicos. 8

Notificação de Erros Fundamentais. 8

Integridade da imagem.. 8

Dos Revisores. 10

Contribuição para as decisões editoriais. 10

Prontidão. 10

Confidencialidade. 10

Objetividade. 10

Suspeita de violação ética. 10

Pedidos para ser revisor 10

Revisões verificadas no Publons.com.. 11

Diretrizes adotadas. 11

Política de Privacidade. 11

Referências. 12

 

NORMAS ÉTICAS

Na Revista eletrônica da CET (RECET – SBU) empenhamo-nos em oferecer um espaço para pesquisa de alta qualidade, tendo o residente de urologia como nosso principal foco. Por conseguinte, todas as submissões são revistas por pares.

Sobre ética em publicações científicas, a nossa declaração de ética de publicação baseia-se, principalmente, no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos  International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).

Política de Direitos de Autor (copyright)

Para melhorar a livre divulgação do conhecimento, os autores precisam conceder ampla permissão ao público em geral para redistribuir e reutilizar, livremente, os seus artigos publicados.

Portanto, para qualquer texto, figura, ou outra obra em qualquer meio, os autores possuem os direitos de autor do manuscrito. Ao submetê-lo, concordam em licenciá-lo sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Isto significa que TODOS são livres para:

  • Compartilhar - copiar e redistribuir o artigo em qualquer meio ou formato.
  • Adaptar - remixar, transformar, e construir sobre o material apenas de forma não comercial.

Os autores são considerados responsáveis pelo conteúdo dos manuscritos e artigos.

Política de Reutilização e Licença Creative Commons

A RECET permite a cópia e redistribuição do material apenas em utilizações não comerciais com a devida citação.

  • Todo o conteúdo publicado nesta revista, só pode ser utilizado para fins não comerciais e, apenas, se o material for reconhecido e creditado nos termos indicados da Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC).
  • O novo material deverá fornecer o nome do autor e das partes responsáveis, uma declaração de direitos de autor, uma declaração de licença, uma declaração de exoneração de responsabilidade, e uma ligação ao material.
  • As licenças CC anteriores à Versão 4.0 também exigem que forneça o título da publicação.

A RECET dá aos autores permissão para auto-arquivar e reutilizar o seu material publicado, se comprometendo com às Normas de Direitos de autor da revista neste Website.

Má conduta em pesquisa

A fabricação, a falsificação e o plágio, quer sejam feitos com conhecimento de causa ou não, são contra os nossos códigos éticos e não serão permitidos.

  • Fabricação: Inventar dados ou resultados e registrá-los ou comunicá-los, fingindo serem originais.
  • Falsificação é manipular materiais, equipamentos ou processos de investigação, ou alterar ou omitir dados ou resultados, de modo a que a investigação não seja representada com precisão.
  • Plagiarismo: Ação deliberada, que pode causar, intencionalmente, danos profissionais e académicos de terceiros. Plagiarismo é a apropriação de ideias ou dados publicados ou não publicados, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar o devido crédito. Podendo ser uma apresentação sob "nova" autoria de um trabalho completo ou parcial, por vezes numa língua diferente. Pode ocorrer em qualquer fase de planeamento, investigação, escrita ou publicação: aplica-se a versões impressas e eletrônicas. Plagiarismo pode ocorrer quando os textos são cortados e colados sem atribuição apropriada. É permitida a utilização de ideias publicadas por terceiros se a atribuição e citação apropriadas forem consideradas utilizando figuras, gráficos, questionários ou textos. No caso de utilização ou paráfrase de textos ou ideias, é necessária a citação. A RECET utiliza checagem de plágio utilizando o site gratuito Grammarly (https://www.grammarly.com/plagiarism-checker).

Todos os investigadores são responsáveis por relatar qualquer conduta que acreditem de boa fé, o que constitui uma má conduta à autoridade institucional relevante.

Publicação Duplicada e Redundante

Se um trabalho já foi submetido e está em avaliação, não pode ser submetido a outra revista concomitantemente. Será considerado como duplicação e é contra a ética da publicação.

Aviso: Se o(s) autor(es) decidir(em) submeter um trabalho que já foi submetido, deverá(ão) cancelar a primeira submissão e depois submeter o manuscrito noutro local. Isto deve ser feito antes de o artigo ser aceito.

Se parte de uma contribuição que um autor deseja submeter já apareceu ou aparecerá noutro lugar; o autor deve especificar os detalhes na carta de apresentação / acompanhamento (cover letter) que acompanha a submissão. 

Aviso: A utilização de algumas partes da metodologia é permitida se for mencionada a fonte primária.

Política de Correção e Retração

Retirada do artigo

Os autores podem retirar os seus manuscritos antes de serem publicados na RECET (antes de ser emitido um DOI). O autor que decedi remover o artigo em análise ou aceito, deve encaminhar um formulário assinado explicando a razão pela qual o manuscrito está sendo retirado.

Os manuscritos são retirados pela RECET ou pela equipe editorial da revista, em caso de submissão múltipla ou simultânea, utilização fraudulenta de dados, falsa reivindicação de autoria, resultados não validados, e práticas de investigação não éticas.

Correções, corrigendas e erratas

Comprometida com o método científico, a RECET tem o cuidado para publicar trabalhos sem erros. No entanto, se forem encontrados quaisquer erros involuntários pelos leitores. Embora o Editor Chefe tome a decisão final de aprovar ou rejeitar uma correção.

Erros como erros tipográficos, unidades, dados, erros em números, números e porcentagens em tabelas, legendas, erros de prova não são objeto de edição e os autores são responsáveis.

Os autores originais dos artigos publicados que devem apresentar corrigendas no caso de comprometerem a exatidão e reprodutibilidade do seu trabalho. Para tal, o(s) autor(es) deve(m) contatar o Editor Chefe através do e-mail (submission@recet.org.br), uma vez que é o Editor Chefe quem toma a decisão final. As retificações serão publicadas como "Carta ao Editor", incluindo "título", "volume", "edição", "número de página" explicando o erro e a forma como afeta o artigo. A nova submissão será objeto de revisão por pares.

Adendos

Após a publicação do artigo, se esclarecimentos forem necessários, adendos devem ser submetidos para  revisão por pares, se o corpo editorial da RECET e o seu Editor-Chefe acharem necessário. Os adendos são publicados no caso de qualquer pedido de esclarecimento.

Retratações de artigos

A RECET está aberta a qualquer tipo de crítica e encorajam os seus leitores a informar a revista sobre as possíveis falhas nas obras publicadas. Casos de plágio, fabricação de dados, má conduta científica e tais resultarão em retração (uma vez descoberta a informação confiável e elegível sobre o caso).

No caso de um autor ser considerado suspeito de qualquer dos assuntos chamados antiéticos pela COPE, a RECET contactará o(s) autor(es) para submeter a sua(s) explicação no prazo de duas semanas. Caso não receba resposta do autor dentro do prazo estipulado, então o Diretor / Decano / Chefe do Serviço, Instituição ou Organização ou Universidade a que o autor está afiliado será contatado oferecendo todas as provas nesta matéria.

A RECET compromete-se a removê-las completamente dos websites da revista e de outros websites de terceiros onde o artigo é listado e indexado. Após ter estabelecido que o manuscrito é plágio a partir de algum trabalho anteriormente publicado, a RECET apoiará o autor original e o manuscrito,

O termo manuscrito Plagiado deve ser anexado ao título do manuscrito publicado.

Conflito de Interesses

O conflito de interesses é definido, aqui, como quaisquer interesses financeiros ou não financeiros que podem macular, ou ser interpretados como prejudiciais a objetividade, integridade e valor de uma publicação. Através de um potencial impacto nos julgamentos e ações dos autores no que diz respeito à apresentação e/ou análise e/ou interpretação dos dados. Qualquer conflito de interesses deve ser declarado.

A RECET utiliza o modelo Formulário ICMJE para divulgação de potenciais Conflitos de Interesses.

O autor correspondente deve gerar a declaração e anexar na submissão do seu artigo.

Visite as recomendações do ICMJE para mais orientações sobre como declarar o Conflito de Interesses.

Devem ser obtidos consentimentos, permissões e libertações apropriadas quando os autores desejarem incluir detalhes do caso ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos.

Consentimento informado do Paciente

Documento obrigatório para relato de casos.

Para o consentimento de um(a) paciente ou de seu representante legal, para autorizar a publicação de imagens e/ou informação sobre ele/ela em publicações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revista RECET. (Modelo)

Confidencialidade

A identidade e informação pessoal dos casos relatados deve ser mantida confidencial. As memórias, fotografias e genogramas familiares não devem constar do manuscrito, a menos que seja obtida uma autorização formal de direitos de autor para publicação.

Aviso: Na RECET, os editores devem considerar a publicação apenas de dados e imagens de pacientes, quando os autores tenham obtido o consentimento prévio informado e gratuito do indivíduo. É de responsabilidade do autor a divulgação de material que possa identificar um indivíduo sem o consentimento do paciente ou do seu responsável.

Aviso: Caso não seja possível obter o consentimento escrito, os autores devem oferecer justificativas para a não submissão. O corpo editorial decidirá se publica ou não a informação confidencial.

NOTA:  Editores, autores, e revisores são obrigados a manter confidenciais todos os detalhes do processo editorial e de revisão por pares dos manuscritos submetidos. Salvo declaração em contrário, o processo de revisão por pares é confidencial e conduzido anonimamente; as identidades dos revisores não são divulgadas. Os revisores devem manter a confidencialidade dos manuscritos.

Diversidade e Inclusão

Para melhorar a cultura acadêmica, os editores devem procurar envolver um conjunto amplo e diversificado de autores(as), revisores(as) e membros do conselho editorial e leitores(as).

Os Deveres

Todas as partes envolvidas no processo de publicação (autores, editores e revisores) têm seus deveres éticos:

Dos Autores:

A autoria confere crédito e tem importantes implicações acadêmicas, sociais e financeiras.

A autoria também implica responsabilidade e responsabilização pelo trabalho publicado.

Critérios de autoria

O ICMJE definiu os seguintes 4 (quatro) critérios de autoria:

  • Contribuições substanciais para a concepção ou concepção da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para a obra; E
  • Redação do manuscrito ou revisão crítica do mesmo para conteúdos intelectuais importantes; E
  • Aprovação final da versão a ser submetida; E
  • Concordância de ser responsável por todos os aspectos do trabalho, assegurando que o manuscrito está sendo submetido com exatidão e integridade.

Além de ser responsável pela pesquisa e pelo manuscrito que escreveu, um autor deve ser capaz de identificar quais os coautores responsáveis por outras partes específicas da obra. Além disso, os autores devem ter confiança na integridade das contribuições dos seus coautores.

A ordem pela qual os nomes dos autores, é listada deve refletir a sua contribuição para o artigo.

Os pesquisadores que conduzem a pesquisa são responsáveis por identificar quais coautores preenchem estes critérios e, idealmente, devem fazê-lo ao planear o trabalho, fazendo as modificações adequadas à medida que o trabalho avança e é finalizado e submetido.

As disputas de autoria se não puderem ser resolvidas entre os autores, devem ser levadas à autoridade institucional relevante.

Quaisquer outros detalhes de contribuição (por exemplo, contribuição igual) devem ser incluídos nas seções de contribuição ou de reconhecimento no final do artigo.

O autor correspondente é aquele que assume a responsabilidade primária pela comunicação com a revista durante a submissão do manuscrito, revisão por pares, e processo de publicação, e normalmente assegura que todos os requisitos administrativos da revista, tais como o fornecimento de detalhes de autoria, aprovação pelo comité de ética, documentação de registo de ensaios clínicos, e revise formulários e declarações de conflito de interesses, sejam devidamente preenchidos, embora esta obrigação possa ser delegada a um ou mais dos seus co-autores.

Nomear instituições ou organizações que não contribuem para o processo da pesquisa é contra a ética de publicação.

Autoria de grupo

Quando um grande grupo de vários autores tiver conduzido a obra, o ideal seria que o grupo decidisse quem será autor antes do início da obra e confirmasse quem é autor antes de submeter o manuscrito para publicação. Todos os membros do grupo nomeados como autores devem satisfazer os quatro critérios de autoria, incluindo a aprovação do manuscrito final, e devem ser capazes de assumir a responsabilidade pública pelo trabalho e devem ter plena confiança na exatidão e integridade do trabalho de outros autores do grupo.

Autor fantasma, autoria por convite ou por presente (Ghost autor, guest or gift authorship)

A prática de listar autores que não preenchem os critérios de autoria como forma de reconhecimento, associação, é vetada e desencorajada. Quando a revista for notificada ou suspeita da existência ou não de um autor fantasma (alguém que prestou serviços para ser classificado como autor porém seu nome foi omitido) ou de autoria por convite ou presente (alguém listado como autor, porém que não preencheu critérios para), os documentos devem ser solicitados ao autor correspondente. O autor correspondente deve fornecer os documentos necessários e se falhar, não só o manuscrito não será publicado ou se for publicado será retratado, como também o assunto será levado às autoridades.

Relato padrão

Os autores de manuscritos originais devem apresentar um relato exato do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Os dados encontrados devem ser representados com exatidão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho. Declarações fraudulentas ou inexatas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.

Acesso aos dados e seu armazenamento

Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados da pesquisa para revisão editorial e/ou a cumprir os requisitos de acesso aberto da revista. Os autores devem estar preparados para fornecer acesso público a tais dados, se praticável, e devem estar preparados para reter tais dados durante um número razoável de anos após a publicação.

Normas e procedimentos éticos com seres humanos

Os autores devem assegurar que o estudo que submetem para publicação está em conformidade com os princípios éticos e legais, quer no decurso da investigação quer na sua publicação.

Se o trabalho envolver a utilização de sujeitos animais ou humanos, o autor deve assegurar-se de que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as leis e diretrizes relevantes e que o(s) comité(s) institucional(ais) apropriado(s) os aprovou. Nomeadamente, as recomendações da Declaração de Helsínki da Associação Médica Mundial (http://www.wma.net/en/20activities/10ethics/10helsinki), do ICMJE (http://www.icmje.org/) e do Committee on Publication Ethics (COPE).

Nos casos adequados, os autores devem demonstrar que a investigação foi aprovada pela comissão de ética das instituições envolvidas e que as recomendações foram seguidas.

Os autores devem escrever uma declaração no manuscrito de que foi obtido o consentimento informado para a experimentação com sujeitos humanos. Esta informação deve constar do texto do artigo.

Conduta ética no cuidado e utilização de animais em pesquisa

Se a obra envolver animais, relatar a investigação biocientífica utilizando animais de laboratório, procedimentos ou equipamento conforme as diretrizes ARRIVE.

Transparência dos ensaios clínicos

Apoiamos a transparência dos ensaios clínicos. Toda a informação deve ser declarada e a confidencialidade deve ser assegurada pelos autores.

Notificação de Erros Fundamentais

Quando um autor descobre um erro ou inexatidão significativa na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar, imediatamente, o editor da revista e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo, se o editor o considerar necessário. Se o editor ou o editor souber por terceiros que uma obra publicada contém um erro, é obrigação do autor cooperar com o editor, incluindo a apresentação de provas ao editor quando solicitado.

Integridade da imagem

Não é aceitável realçar, obscurecer, mover, remover, ou introduzir uma característica específica dentro de uma imagem. Ajustes de brilho, contraste, ou equilíbrio de cor são aceitáveis desde que não obscureçam ou eliminem qualquer informação presente no original. A manipulação de imagens para melhorar a clareza é aceitável, mas a manipulação para outros fins pode ser vista como abuso ético científico e será tratada em conformidade.

Dos Revisores

Os revisores por pares desempenham um papel central e crítico no processo de revisão por pares.

Os revisores devem ter expertise e conhecer as suas obrigações éticas.

Os autores que tenham beneficiado do processo de revisão pelos pares no passado, devem considerar tornar-se revisores por pares como parte das suas responsabilidades profissionais.

Quando convidados para atuarem como revisores, o revisor concorda em revisar apenas se:

  • tiver os conhecimentos necessários para avaliar o manuscrito;
  • tiver recursos para devolver sua revisão dentro do período solicitado ou, prontamente, solicitar uma extensão de prazo, se for necessário;
  • puder ser imparcial na sua avaliação.
  • declarar todos os potenciais interesses concorrentes, ou conflituosos. Se não estiver seguro de um potencial interesse, viés que o impede de revisar, o revisor deve manifestar seu potencial conflito aos Editores. Os vieses podem ser de natureza pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou religiosa. Da mesma forma, se o revisor convidado estiver, atualmente, empregado na mesma instituição que qualquer um dos autores ou tiver sido, recentemente (por exemplo, nos últimos 3 anos) mentor, aprendiz, colaborador próximo, não deverá concordar em revisar.

É cortês responder a um convite para revisão por pares dentro de um prazo razoável, mesmo que não esteja disponível para a revisão.

Contribuição para as decisões editoriais

A revisão pelos pares assiste o editor na tomada de decisões editoriais e, através das comunicações editoriais com o autor, pode também ajudar o autor a melhorar o artigo. A revisão pelos pares é uma componente essencial da comunicação acadêmica formal e está no cerne do método científico.

Prontidão

Qualquer revisor selecionado que se sinta não qualificado para revisar o manuscrito ou que não possa submeter sua revisão em tempo hábil, deve notificar o editor e negar sua participação do processo de revisão por pares.

Confidencialidade

O revisor deve respeitar a confidencialidade. O manuscrito total ou em parte, recebido para revisão, deve ser tratado como documento confidencial. Não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto quando autorizados pelo editor.

Objetividade

As revisões devem ser conduzidas e objetivas. A crítica pessoal ao autor é considerada inapropriada. Na RECET, os revisores são parte importante na orientação e estímulo à pesquisa urológica de jovens urologistas e urologistas em formação. Os revisores devem expressar, claramente, os seus pontos de vista com argumentos. Cada ponto a ser melhorado ou esclarecido no artigo, deve ser numerado em sequência para revisão pelos autores.

Suspeita de violação ética

Se suspeitar ou identificar quaisquer irregularidades no que diz respeito à ética da pesquisa e publicação, informe a RECET.

Pedidos para ser revisor

Agradecemos e encorajamos as candidaturas para se juntar à nossa comunidade de revisores de pares.

O contato pode ser feito através do e-mail: submission@recet.org.br ou pelo link.

Revisões verificadas no Publons.com

Os nossos revisores têm agora a oportunidade de optar por receber o reconhecimento pelas suas contribuições como revisor da RECET no Publons.com.  As revisões por pares no Publons / Web of ScienceÔ  - Clarivate, permite-lhe acompanhar, verificar e mostrar o seu trabalho de revisão e os seus conhecimentos sem comprometer o anonimato.

A inclusão deve ser realizada, manualmente, pelo próprio revisor em seu perfil:

PASSO 1 – No perfil pessoal do revisor clique em: meus registros => Revisões por Pares => adicionar); clique em: “Revisão convidada pelo editor”; no campo: Periódico ou conferência selecione: “Revista Eletrônica da Comissão de Ensino E Treinamento” e carregue os detalhes da revisão que você escreveu (título do manuscrito).

PASSO 2 – A revisão será validada, quando o revisor encaminhar o recibo de revisão (ou seja, o e-mail da RECET de agradecimento pela revisão) para reviews@webofscience.com com o número de revisão gerado pela WoS, copiado no corpo do e-mail. O Número será gerado como Review ID no momento da inclusão e salvamento pelo revisor (exemplo: WOS_REVIEW_ID: 0000000000).

Diretrizes adotadas

A RECET adota a utilização de diretrizes de relato pelos autores, e encoraja os revisores a utilizar diretrizes de relato relevantes para ajudar a avaliar o manuscrito. A Rede EQUATOR network fornece diretrizes clínicas.

Encorajamos particularmente a utilização de:

- CONSORT para estudos controlados randomizado

- TREND para estudos não randomizado

- PRISMA para revisão sistemática e meta-análises

- CARE para relatórios de casos

- STROBE para estudos observacionais

- STREGA para estudos de associações genéticas

- SRQR para estudos qualitativos

- STARD para estudos de precisão diagnóstica

- ARRIVE para experiências em animais

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Referências