REDE SOCIAL
A RECET visa oferecer aos médicos residentes de programas de residência médica em urologia, credenciados pela SBU, a possibilidade de vivenciar todo o processo de produção e publicação de um trabalho científico. Desde a sua concepção até a sua publicação final. Oferecer uma publicação acessível (em português) para residentes de urologia. Incentivar a pesquisa de alta qualidade e a produção de conhecimento no meio urológico nacional; divulgar os trabalhos de pesquisa dos programas de residência médica em urologia, credenciados pela SBU, em todo o Brasil.
O âmbito da RECET é amplo, e abrange: fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento, biologia molecular ou celular, genética, epidemiologia, reabilitação, e qualidade de vida relacionadas as seguintes áreas da urologia:
Os artigos originais são estudos de investigação original. Artigos originais devem cobrir aspectos atuais da urologia e estudos experimentais devem referir-se às ciências básicas aplicadas a urologia.
Estes artigos precisam de ter aprovações éticas (veja normas éticas).
A submissão dos artigos originais deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) Modelo
Documento 3 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo Manuscrito (Main manuscript) (limitado a 2500 palavras)
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG) Modelo
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word) Modelo
Documento 8 (sempre que aplicável) Multimedia (em formato MP4)
Cada seção deve ser iniciada em páginas separadas e sendo as linhas e páginas numeradas consecutivamente.
O número de autores deve ser limitado a 10 (dez).
O texto do manuscrito deve ser limitado a 2500 palavras (excluindo o resumo e referências).
Deve conter um “resumo” estruturado em português, bem como um “abstract” escrito em inglês (ambos limitados a 250 palavras, e dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões.
As referências bibliográficas devem seguir as regras na seção “referências” estilo Vancouver (contendo o DOI de cada referência listada). O número máximo de referências é 20 (vinte) e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema.
Devem ser utilizadas abreviaturas de unidades de medida padrão SI (sistema internacional de unidades).
Submissões incompletas ou fora do formato da revista serão devolvidos aos autores para revisão.
Este é um relato rápido contendo informação nova e significativa. As comunicações podem apresentam os resultados da um estudo sobre um tópico geral, fornecendo idéias originais.
Nas comunicações, o resumo não deve ser superior a 150 palavras (dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões), e o texto principal não deve ser superior a 800 palavras (excluindo o resumo). Pode conter, no máximo, 2 (duas) tabelas ou figuras, e 5 (cinco) referências.
A submissão de “comunicação breve” deve incluir:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) Modelo
Documento 3 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo (limitado a 800 palavras),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG) Modelo
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word) Modelo
Documento 8 (sempre que aplicável) Multimedia (em MP4)
Os editoriais são escritos pelo editor-chefe, pelo(s) editor(es) associado(s), ou por um editor convidado que apresenta opiniões relevantes para a revista. Sob algumas condições, outros indivíduos poderão submeter um editorial (após contactar diretamente o Editor-chefe). Um editorial não deve ultrapassar 1500 palavras, excluindo as referências.
As seções de um editorial são as seguintes: (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) manuscrito principal, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, (6) referências.
As cartas comentam ou criticam artigos publicados na RECET nos últimos 4 números ou exprimem opiniões sobre tópicos relevantes. Não excedem 1500 palavras, excluindo as referências.
A submissão de uma carta deve incluir (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) texto, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, e (6) referências.
Os relatos de casos são estudos de casos que apresentam novos conhecimentos sobre o diagnóstico ou tratamento de uma doença.
Estes relatórios não devem exceder 1.500 palavras, excluindo referências.
O número máximo de autores para relatos de caso é 6 (seis).
Os autores devem:
A submissão de um relato de caso deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 3 (obrigatório) (em word) modelo (limitado a 1500 palavras),
Documento 4 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Documento 5 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG) Modelo
Documento 6 (sempre que aplicável) (em word) Modelo
Documento 7 (sempre que aplicável) Multimedia (em formato MP4)
Documento 8 (obrigatório)
A seguir tem-se um resumo com os principais pontos que devem ser abordados em um relato de caso, segundo as diretrizes CAREguidelines:
Abaixo o checklist das diretrizes CARE guidelines.
Título |
1 |
As palavras “relato de caso” devem aparecer no título junto a parte que apresente maior interesse |
|
Palavras-chave |
2 |
Os elementos chaves (descritores) do relato em questão em 2 – 5 palavras |
|
Resumo |
3a 3b 3c 3d |
Introdução — O que é único deste caso? O que adiciona de novo à literatura médica? Os principais sintomas do paciente e os achados clínicos importantes Os principais diagnósticos, intervenções terapêuticas e resultados Conclusão — Quais são as principais lições extraídas deste caso? |
|
Texto principal |
Introdução |
4 |
Breve resumo dos antecedentes deste caso com referência à literatura médica pertinente |
Informação do paciente |
5a 5b 5c 5d |
Informação demográfica (como idade, sexo, etnia, profissão) Principais sintomas do paciente (suas principais queixas) Histórico médico, familial e psicosocial incluindo comorbidades e informação genética relevante Intervenções passadas relevantes e seus resultados |
|
Achados clínicos |
6 |
Descrever os achados relevantes do exame físico (EF) |
|
Cronograma |
7 |
Descreva os marcos importantes relacionados ao seu diagnóstico e intervenções (tabela ou figura) |
|
Avaliação diagnóstica |
8a 8b 8c 8d |
Métodos diagnósticos (tais como EF, exames laboratoriais, imagenológicos, questionários) Desafios ao diagnóstico (tais como os de ordem financeira, linguística ou cultural Raciocínio diagnóstico, incluindo outros diagnósticos considerados. Características do prognóstico (tais como o estadiamento em oncología) quando aplicáveis |
|
Intervenção terapêutica |
9a 9b 9c |
Tipos de intervenção (tais como farmacológica, cirúrgica, preventiva, autopaliativa) Administração da intervenção (tais como dose, concentração, duração) Mudanças na intervenção (com justificativa) |
|
Seguimento clínico e resultados |
10a 10b 10c 10d |
Resultados avaliados pelo médico e pelo paciente (quando apropriados) Resultados importantes dos testes do seguimento Adesão à intervenção e tolerância a mesma (como esta foi avaliada) Eventos adversos e imprevistos |
|
Discussão |
11a 11b 11c 11d |
Discussão dos pontos fortes e limitações na condução do caso Discussão da literatura médica relevante Justificativas para a conclusão (incluindo a avaliação das possíveis causas) As principais lições que podem ser extraídas deste relato de caso |
|
Perspectiva do paciente |
12 |
O paciente compartilhou sua perspectiva ou experiencia (quando apropriado) |
|
Termo de consentimento informado |
13 |
O paciente entregou o termo de consentimento informado? Por favor providenciar quando solicitado. |
Fontes:
Um artigo de revisão é um estudo detalhado de estudos anteriores sobre um tema.
Estes artigos não devem exceder 5.500 palavras.
O número de autores é limitado a 10 (dez).
Artigos de “revisão sistemática” sintetizam resultados de estudos anteriores, através de um processo metodológico padronizado e transparente. Os autores de artigo de revisão sistemática devem seguir as diretrizes Revisões sistemáticas e meta-análises: Diretrizes PRISMA (Equator network). Uma Revisão sistemática pode possibilitar uma análise estatística dos dados combinados, produzindo uma meta-análise.
Desta forma, é fornecida informação suficiente aos editores, revisores e leitores para descobrir como a pesquisa foi conduzida e para determinar a confiabilidade dos resultados.
Artigos de “revisão narrativa” ou de “revisão integrativa”, apresentam um valor científico discreto, devido aos potenciais vieses. Revisões narrativas não informam ou seguem uma metodologia de busca das referências, sendo impactada pela avaliação, ponto de vista pessoal, dos autores, apropriada para discussão contextual do “estado da arte”.
O número de referências é limitado a 50 (cinquenta).
A submissão de um artigo de revisão deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) Modelo
Documento 3 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo (limitado a 800 palavras),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG) Modelo
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word) Modelo
Apenas por convite do corpo editorial. Este artigo pode ser um material diversificado, podendo ser uma apresentação, formato de capítulo de livro, revisão rápida (quick checks), protocolos operacionais, entre outros.
O número de autores é limitado a 4 (quatro).
A submissão dos artigos "staff's corner" deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 3 (obrigatório) formato sob convite
Documento 4 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Os manuscritos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Aceitamos formato Microsoft Word (DOC ou .DOCX).
Os documentos de Word texto (resumo, abstract e texto principal) devem estar configurados em:
A informação geral sobre um artigo e os seus autores é apresentada na página de título e deve incluir:
O título fornece uma descrição destilada do artigo completo e deve incluir informação que, juntamente com o resumo, tornará a busca eletrônica do artigo sensível e específica.
A RECET exige que a informação sobre o desenho do estudo faça parte do título (para: relato de caso, estudos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises).
O nome de cada autor e os graus académicos mais elevados de cada autor devem ser listados.
O nome do(s) departamento(s) e instituição(ões) onde o trabalho deve ser atribuído deve ser especificado.
O nome do Programa de Residência médica em Urologia (PRU) credenciado pela CET-SBU.
A RECET exige que o autor correspondente forneça informações completas de contato: incluindo endereço e correio eletrônico o número de telefone.
A RECET encoraja a listagem do ORCID (Open Researcher and Contributor Identification) dos autores.
Estas incluem subsídios, equipamento, medicamentos e/ou outros apoios que facilitaram a realização do trabalho descrito no artigo ou a redação do próprio artigo.
Número de palavras do texto do artigo (não incluir as palavras do: resumo, agradecimentos, tabelas, legendas de figuras e referências), permite aos editores e revisores avaliar se a informação contida no artigo justifica o tamanho do artigo, e se o manuscrito submetido se enquadra nos formatos e limites de palavras da revista.
A divulgação de informação como cada autor contribuiu para parte do manuscrito.
Deve estar divulgada ao final da “página de título”. Conforme exemplo abaixo:
Uma carta de submissão assinada por todos os autores deve acompanhar cada manuscrito.
Esta carta deve conter as seguintes informações:
A RECET requere resumos estruturados. Os autores precisam preparar os seus resumos no formato especificado:
Para artigos originais:
Para artigos de revisão:
Para os relatos de caso devem ser estruturados em:
Dado que os resumos são a única parte substantiva do artigo indexado em muitas bases de dados eletrônicas, e a única parte que muitos leitores leem, os autores precisam assegurar que este reflete com precisão o conteúdo do artigo.
Infelizmente, a informação contida nos resumos difere frequentemente da contida no texto.
Os autores e editores devem trabalhar no processo de revisão e revisão para assegurar que a informação seja consistente em ambos os locais.
Palavras-chave: devem ser escolhidas de 2 a 5 palavras-chave. A RECET exige que as palavras-chave estejam conforme a lista de Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus (ver https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh); para descritores em português, ver: https://decs.bvsalud.org
O ICMJE recomenda que os periódicos publiquem o número de registro do ensaio clínico no final do resumo. Os resumos de ensaios clínicos devem incluir itens que o grupo CONSORT tenha identificado como essenciais.
As fontes de financiamento devem ser listadas, separadamente, logo abaixo do resumo para facilitar a exibição e indexação adequada.
A RECET requere que os manuscritos sejam estruturados conforme a seção da submissão. Os autores precisam preparar os seus manuscritos no formato especificado:
Para relatos de caso: as seções devem seguir o formato CARE guidelines (acima):
Fornecer um contexto ou antecedentes para o estudo (ou seja, a natureza do problema e o seu significado). Indicar a finalidade específica ou o objetivo da investigação, ou a hipótese testada pelo estudo ou observação.
Citar apenas referências diretamente pertinentes, e não incluir dados ou conclusões do trabalho a ser relatado.
Esclarece como e por que o estudo foi feito de determinada forma.
Deve incluir uma declaração indicando que a pesquisa foi aprovada por um comité de ética local, regional ou nacional independente.
Os autores devem fornecer referências aos artigos originais sempre que possível.
As referências não devem ser utilizadas por autores, editores ou revisores por pares para promover interesses próprios.
Com 7 ou mais autores, enumerar os primeiros 6 e depois inserir "et al.
Referência a um capítulo de um livro editado:
Referência a um capítulo de um livro editado por autores, num livro editado por outros:
Os contribuintes que satisfaçam menos do que todos os 4 critérios para a autoria não devem ser listados como autores, mas devem ser reconhecidos nesta seção.
As tabelas exibem a informação de forma concisa; também fornecem informação detalhada e precisa. A inclusão de dados em tabelas em vez de texto torna possível reduzir a extensão do texto.
Se utilizar dados de outra fonte publicada ou não publicada, obter autorização e reconhecer plenamente essa fonte.
A RECET utiliza o Formulário ICMJE (Usar este Modelo) para divulgação de potenciais Conflitos de Interesses.
O autor correspondente deve gerar a declaração e anexar na submissão do seu artigo.
Visite as recomendações do ICMJE para mais orientações sobre como declarar o Conflito de Interesses.
Devem ser obtidos consentimentos, permissões e libertações apropriadas quando os autores desejarem incluir detalhes do caso ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos
Documento obrigatório para relato de casos. (Usar este Modelo)
Para o consentimento de um(a) paciente ou de seu representante legal, para autorizar a publicação de imagens e/ou informação sobre ele/ela em publicações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revista RECET.
A RECET não impõe a utilização de diretrizes de relato pelos autores, contudo, encoraja os revisores a utilizar diretrizes de relato relevantes para ajudar a avaliar o manuscrito. A Rede EQUATOR network fornece diretrizes clínicas.
Encorajamos particularmente a utilização de:
Os nomes e endereços informados serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Declaração sobre o Uso de Ferramentas/serviços de Inteligência Artificial
(se utilizada chatGPT ou outra ferramenta de IA, OS AUTORES DEVEM submeter esta declaração assinada por TODOS os autores como Documento separada em PDF)
Os autores declaram que utilizaram ferramentas e/ou serviços de Inteligência Artificial de forma ética e responsável na elaboração deste artigo científico. O uso dessas tecnologias foi limitado a [especificar usos], com o objetivo [especificar]. Após o uso de IA, os autores revisaram todo o conteúdo gerado. Os autores assumem como seu e são, portanto, considerados responsáveis pela originalidade, a integridade e a autoria do trabalho. Todas as ideias, interpretações e conclusões apresentadas são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Nós declaramos: (todos devem assinar eletronicamente ou assinatura física)
A maioria dos manuscritos passará por alguma forma de revisão antes de ser aceita para publicação.
A publicação científica é essencial para o desenvolvimento do conhecimento. Uma forma de assegurar um certo controle de qualidade é através da revisão por pares. A revisão por pares é quando o manuscrito é avaliado por pares, que também são experts no tema da pesquisa a ser publicada.
Na resubmissão:
Após responder os comentários dos revisores e modificar o artigo conforme as recomendações, sugestões feitas, os autores devem submeter:
Todos os manuscritos resubmetidos são revisados, novamente, pelos editores e, se necessário, são enviados para revisão adicional por pares, momento em que pode ocorrer aceite / nova revisão / ou rejeição.
Na carta de resposta:
Após aceitação do seu artigo, receberá uma cópia do documento de copyright, cujo conteúdo deverá confirmar e submeter ao sítio Web da Revista juntamente com a Declaração de Transferência de Direitos de Autor assinada (Deve ser assinada por todos os autores).
Formulário de Direitos de Autor contendo o texto abaixo.
Declaro que, em caso de aceitação do manuscrito para publicação, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da RECET, que adota a Licença Creative Commons CC-BY e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. (Baixe o modelo de transferência de diteito de Autor)
Os artigos originais são estudos de investigação original. Artigos originais devem cobrir aspectos atuais da urologia e estudos experimentais devem referir-se às ciências básicas aplicadas a urologia.
Estes artigos precisam de ter aprovações éticas (veja normas éticas).
A submissão dos artigos originais deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
Documento 2 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
Documento 3 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo Manuscrito (Main manuscript) (limitado a 2500 palavras)
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja o formulário modelo)
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
Cada seção deve ser iniciada em páginas separadas e sendo as linhas e páginas numeradas consecutivamente.
O número de autores deve ser limitado a 10 (dez).
O texto do manuscrito deve ser limitado a 2500 palavras (excluindo o resumo e referências).
Deve conter um “resumo” estruturado em português, bem como um “abstract” escrito em inglês (ambos limitados a 250 palavras, e dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões.
As referências bibliográficas devem seguir as regras na seção “referências” estilo Vancouver (contendo o DOI de cada referência listada). O número máximo de referências é 20 (vinte) e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema.
Devem ser utilizadas abreviaturas de unidades de medida padrão SI (sistema internacional de unidades).
Submissões incompletas ou fora do formato da revista serão devolvidos aos autores para revisão.
As cartas comentam ou criticam artigos publicados na RECET nos últimos 4 números ou exprimem opiniões sobre tópicos relevantes. Não excedem 1500 palavras, excluindo as referências.
A submissão de uma carta deve incluir (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) texto, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, e (6) referências.
Os editoriais são escritos pelo editor-chefe, pelo(s) editor(es) associado(s), ou por um editor convidado que apresenta opiniões relevantes para a revista. Sob algumas condições, outros indivíduos poderão submeter um editorial (após contactar diretamente o Editor-chefe). Um editorial não deve ultrapassar 1500 palavras, excluindo as referências.
As seções de um editorial são as seguintes: (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) manuscrito principal, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, (6) referências.
Este é um relato rápido contendo informação nova e significativa. As comunicações podem apresentam os resultados da um estudo sobre um tópico geral, fornecendo idéias originais.
Nas comunicações, o resumo não deve ser superior a 150 palavras (dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões), e o texto principal não deve ser superior a 800 palavras (excluindo o resumo). Pode conter, no máximo, 2 (duas) tabelas ou figuras, e 5 (cinco) referências.
A submissão de “comunicação breve” deve incluir:
Documento 1 (obrigatório) (em word)
Documento 2 (obrigatório) (em word)
Documento 3 (obrigatório) (em word)
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo (limitado a 800 palavras),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja formulário modelo)
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
Documento 8 (sempre que aplicável) Multimedia (em MP4)
Os relatos de casos são estudos de casos que apresentam novos conhecimentos sobre o diagnóstico ou tratamento de uma doença.
Estes relatórios não devem exceder 1.500 palavras, excluindo referências.
O número máximo de autores para relatos de caso é 6 (seis).
Os autores devem seguir as diretrizes CARE guidelines (Case REport) (Equator network) para a elaboração de seus relatos de caso.
Um artigo de revisão é um estudo detalhado de estudos anteriores sobre um tema.
Estes artigos não devem exceder 5.500 palavras.
O número de autores é limitado a 10 (dez).
Artigos de “revisão sistemática” sintetizam resultados de estudos anteriores, através de um processo metodológico padronizado e transparente. Os autores de artigo de revisão sistemática devem seguir as diretrizes Revisões sistemáticas e meta-análises: Diretrizes PRISMA (Equator network). Uma Revisão sistemática pode possibilitar uma análise estatística dos dados combinados, produzindo uma meta-análise.
Desta forma, é fornecida informação suficiente aos editores, revisores e leitores para descobrir como a pesquisa foi conduzida e para determinar a confiabilidade dos resultados.
Artigos de “revisão narrativa” ou de “revisão integrativa”, apresentam um valor científico discreto, devido aos potenciais vieses. Revisões narrativas não informam ou seguem uma metodologia de busca das referências, sendo impactada pela avaliação, ponto de vista pessoal, dos autores, apropriada para discussão contextual do “estado da arte”.
O número de referências é limitado a 50 (cinquenta).
A submissão de um artigo de revisão deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word)
Documento 2 (obrigatório) (em word)
Documento 3 (obrigatório) (em word)
Documento 4 (obrigatório) (em word)
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja formulário modelo)
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
Artigos originais devem conter uma página de capa, resumo em português e em inglês, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões, Referências, Tabelas e Legendas e cada sessão deve ser iniciada em páginas separadas e numeradas consecutivamente. Artigos originais devem cobrir aspectos atuaisda urologia e estudos experimentais devem referir-se às Ciências Básicas aplicadas a urologia. O texto do manuscrito não deve conter mais do que 2500 palavras, excluindo o resumo. O número de autores deve ser limitado a 6. As referências não devem conter mais do que 30 citações e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema. Artigos não relacionados ao assunto devem ser excluídos.
Estes manuscritos deverão apresentar aspectos relevantes do diagnóstico por estudos de imagem, correlacionando-os com a patologia e com o tratamento.
Artigos de revisão poderão ser submetidos para a avaliação do Corpo Editorial. Um artigo de revisão é uma análise crítica e sistemática de um determinado tópico recente da urologia. Um resumo deve acompanhar o artigo.
Estes manuscritos devem apresentar novas técnicas cirúrgicas ou instrumentos e devem ser divididos nas sessões: Introdução, Técnica Cirúrgica, Comentários e um máximo de 5 referências. Um resumo deve acompanhar o manuscrito. A técnica demonstrada deve ter sido utilizada em pelo menos 5 casos e estes devem estar incluídos no manuscrito.
Estes manuscritos devem apresentar situações clínicas ou cirúrgicas relevantes, a fim de se trazer ou consolidar nosso entendimento da gênese, história natural, fisiopatologia e tratamento de doenças.
Os autores devem apresentar o relato do caso conforme padronizado nas diretrizes S.C.A.R.E.
Fonte: Agha RA, Franchi T, Sohrabi C, Mathew G, Kerwan A, for the SCARE Group, The SCARE 2020 Guideline: Updating Consensus Surgical CAse REport (SCARE) Guidelines, International Journal of Surgery, https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.10.034.
Apenas por convite do corpo editorial. Este artigo pode ser um material diversificado, podendo ser uma apresentação, formato de capítulo de livro, revisão rápida (quick checks), protocolos operacionais, entre outros.
O número de autores é limitado a 4 (quatro).
A submissão dos artigos originais deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 2 (obrigatório) (em word) modelo
Documento 3 (obrigatório) formato sob convite. (texto, slides, etc)
Documento 4 (obrigatório) (em pdf) Modelo
Após aceitação do seu artigo, receberá uma cópia do documento de copyright, cujo conteúdo deverá confirmar e submeter ao website Web da Revista, juntamente com a Declaração de Transferência de Direitos de Autor assinada (Deve ser assinada por todos os autores).
Declaração de Transferência de Direitos de Autor
Declaro que, em caso de aceitação do manuscrito para publicação, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da RECET, que adota a Licença Creative Commons CC-BY e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. (Baixe o modelo de transferência de diteito de Autor)
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.