Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores,
- • Está incluída a folha de título, listando os autores na ordem correta; identificando às suas respectivas instituições.
- • O número máximo de autores foi limitado (10 autores para artigos originais e revisões e 6 autores para relato de caso),
- • Foi fornecido o nome completo do autor correspondente com endereço completo, telefone, e-mail,
- • Está incluída a folha de conflito de interesses, identificando as relações de interesse com companhias que estejam relacionadas ao tema do manuscrito, assinada pelo autor correspondente.
-
Aceitamos formato Microsoft Word (DOC ou .DOCX).
Os documentos de Word texto (resumo, abstract e texto principal) devem estar configurados em:
• espaço simples;
• utilizar a fonte Times New Roman de tamanho 12; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
• folhas numeradas (comando “inserir”, clique em “números de páginas”, posição “fim da página, rodapé”, alinhamento “centralizada”).
• número das linhas (comando “layout”, clique em “números de linha, contínuo).
-
• Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave. estão conforme a lista de Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus (ver https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh); para descritores em português, ver: https://decs.bvsalud.org
* Keywords: 3 a 5
As palavras-chave (descritos) E os keywords em inglês devem estar listados no documento anexado de RESUMO/ABSTRACT - • O número de palavras do resumo está limitado ao máximo (250 palavras para artigos originais e revisões, ou 150 palavras para relatos de caso),
- • O texto (resumo, abstract e texto principal) está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman de tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
- • O Documento do word esta,com folhas numeradas constando número das linhas (comando “layout”, clique em “números de linha, contínuo) + (comando “inserir”, clique em “números de páginas”).
- • O artigo contém o número limite de palavras (< 2500 palavras para artigo original, < 1500 palavras para relatos de caso, <5500 palavras para uma revisão sistemática),
- • Abreviações foram restritas às palavras que aparecem de forma repetida no texto,
- • Todas as tabelas e figuras estão devidamente citadas no texto; por exemplo: (Fig 1),
- • As legendas das figuras e das tabelas estão no final do documento principal (após as referências),
- • Nomes genéricos foram usados para todas as drogas. Marcas devem ser evitadas,
- • Valores laboratoriais normais foram descritos entre parênteses quando inicialmente usados,
-
• As referências foram apresentadas de acordo com o estilo Vancouver
Exemplo: As citações no texto são indicadas por números arábicos (1, 2, 3, etc.) - • As referências foram numeradas, consecutivamente, seguindo a sequência que foram mencionadas no texto,
- • Nas referências, os nomes de todos os autores foram mencionados. Quando houver mais do que 6 autores, a lista dos primeiros 6 autores deve seguir de et al. A página inicial e final das referências devem ser descritas, bem como o DOI. As URL das referências são desejáveis,
- • O número de referências deve ser limitado (20 artigos originais, 50 revisões e 5 em relatos de caso),
-
• A técnica de coloração e a magnificação final foram informadas para todas as ilustrações histológicas,
• Todas as figuras e ilustrações e tabelas possuem legendas.
• As figuras e tabelas estão em arquivo anexo (JPEG ou TIFF),
• Os autores deveriam incluir permissão por escrito das Editoras para reproduzir ou adaptar ilustrações ou tabelas previamente publicadas.
• As fotografias foram fornecidas em arquivos TIFF ou JPG e salvos na resolução 300 dpi (“dots per inch”).
-
Uso de inteligência artificial
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), como ChatGPT ou Large Language Models, em publicações de pesquisa não podem ser listadas como autores de um artigo da ReCET, conforme posição adotada pela COPE (https://publicationethics.org/cope-position-statements/ai-author) e pela WAME (https://wame.org/page3.php?id=106). -
Declaração sobre o Uso de Ferramentas/serviços de Inteligência Artificial
Os autores declaram que utilizaram ferramentas e/ou serviços de Inteligência Artificial de forma ética e responsável na elaboração deste artigo científico. O uso dessas tecnologias foi limitado a [especificar], com o objetivo [especificar]. Após o uso de IA, os autores revisaram todo o conteúdo gerado. Os autores assumem como seu e são, portanto, considerados responsáveis pela originalidade, a integridade e a autoria do trabalho. Todas as ideias, interpretações e conclusões apresentadas são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Nós declaramos: (todos devem assinar eletronicamente ou assinatura física).
-
Declaração de Transferência de Direitos de Autor - Use o modelo disponível em:
Carta de Submissão e Transferência de Direitos Autorais,
ARTIGOS ORIGINAIS
Os artigos originais são estudos de investigação original. Artigos originais devem cobrir aspectos atuais da urologia e estudos experimentais devem referir-se às ciências básicas aplicadas a urologia.
Estes artigos precisam de ter aprovações éticas (veja normas éticas).
A submissão dos artigos originais deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
- página de título (Title page),
Documento 2 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
- carta de apresentação (Cover letter).
Documento 3 (obrigatório) (em word) (veja modelo)
- Resumo (em português) (limitado a 250 palavras),
- Abstract (em inglês) (limitado a 250 palavras),
- palavras-chave (Keywords),
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo Manuscrito (Main manuscript) (limitado a 2500 palavras)
- introdução (Introduction),
- métodos (Methods),
- resultados (Results),
- discussão (Discussion),
- conclusão (Conlusion)
- legendas das figuras, tabelas e vídeos (Legend, figure, table, video)) (se aplicável),
- agradecimentos (Ackowledgements) (se aplicável),
- referências (References),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja o formulário modelo)
- conflitos de interesse (Conflicts of interest),
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
- figuras (figures 1, 2, 3...),
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
- tabelas (Tables),
- vídeos (Video).
Cada seção deve ser iniciada em páginas separadas e sendo as linhas e páginas numeradas consecutivamente.
O número de autores deve ser limitado a 10 (dez).
O texto do manuscrito deve ser limitado a 2500 palavras (excluindo o resumo e referências).
Deve conter um “resumo” estruturado em português, bem como um “abstract” escrito em inglês (ambos limitados a 250 palavras, e dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões.
As referências bibliográficas devem seguir as regras na seção “referências” estilo Vancouver (contendo o DOI de cada referência listada). O número máximo de referências é 20 (vinte) e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema.
Devem ser utilizadas abreviaturas de unidades de medida padrão SI (sistema internacional de unidades).
Submissões incompletas ou fora do formato da revista serão devolvidos aos autores para revisão.
CARTA AO EDITOR
As cartas comentam ou criticam artigos publicados na RECET nos últimos 4 números ou exprimem opiniões sobre tópicos relevantes. Não excedem 1500 palavras, excluindo as referências.
A submissão de uma carta deve incluir (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) texto, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, e (6) referências.
EDITORIAL
Os editoriais são escritos pelo editor-chefe, pelo(s) editor(es) associado(s), ou por um editor convidado que apresenta opiniões relevantes para a revista. Sob algumas condições, outros indivíduos poderão submeter um editorial (após contactar diretamente o Editor-chefe). Um editorial não deve ultrapassar 1500 palavras, excluindo as referências.
As seções de um editorial são as seguintes: (1) página de título, (2) palavras-chave, (3) manuscrito principal, (4) agradecimentos, (5) conflitos de interesse, (6) referências.
COMUNICAÇÃO BREVE
COMUNICAÇÃO BREVE (short-communication)
Este é um relato rápido contendo informação nova e significativa. As comunicações podem apresentam os resultados da um estudo sobre um tópico geral, fornecendo idéias originais.
Nas comunicações, o resumo não deve ser superior a 150 palavras (dividido obrigatoriamente em: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões), e o texto principal não deve ser superior a 800 palavras (excluindo o resumo). Pode conter, no máximo, 2 (duas) tabelas ou figuras, e 5 (cinco) referências.
A submissão de “comunicação breve” deve incluir:
Documento 1 (obrigatório) (em word)
- página de título (Title page),
Documento 2 (obrigatório) (em word)
- carta de apresentação (Cover letter).
Documento 3 (obrigatório) (em word)
- resumo (em português e Abstract em inglês) (limitado a 150 palavras),
- palavras-chave (Keywords),
Documento 4 (obrigatório) (em word) modelo (limitado a 800 palavras),
- introdução (Introduction),
- métodos (Methods),
- resultados (Results),
- discussão (Discussion),
- conclusão (Conlusion)
- legendas de figuras e vídeos (Legends, figure, table, vídeo) (se aplicável),
- agradecimentos (Ackowledgements) (se aplicável),
- referências (References),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja formulário modelo)
- conflitos de interesse (Conflicts of interest),
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
- figuras (fotos),
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
- tabelas,
Documento 8 (sempre que aplicável) Multimedia (em MP4)
- vídeo.
RELATO DE CASO
Os relatos de casos são estudos de casos que apresentam novos conhecimentos sobre o diagnóstico ou tratamento de uma doença.
Estes relatórios não devem exceder 1.500 palavras, excluindo referências.
O número máximo de autores para relatos de caso é 6 (seis).
Os autores devem seguir as diretrizes CARE guidelines (Case REport) (Equator network) para a elaboração de seus relatos de caso.
ARTIGO DE REVISÃO
ARTIGO DE REVISÃO (review article)
Um artigo de revisão é um estudo detalhado de estudos anteriores sobre um tema.
Estes artigos não devem exceder 5.500 palavras.
O número de autores é limitado a 10 (dez).
Artigos de “revisão sistemática” sintetizam resultados de estudos anteriores, através de um processo metodológico padronizado e transparente. Os autores de artigo de revisão sistemática devem seguir as diretrizes Revisões sistemáticas e meta-análises: Diretrizes PRISMA (Equator network). Uma Revisão sistemática pode possibilitar uma análise estatística dos dados combinados, produzindo uma meta-análise.
Desta forma, é fornecida informação suficiente aos editores, revisores e leitores para descobrir como a pesquisa foi conduzida e para determinar a confiabilidade dos resultados.
Artigos de “revisão narrativa” ou de “revisão integrativa”, apresentam um valor científico discreto, devido aos potenciais vieses. Revisões narrativas não informam ou seguem uma metodologia de busca das referências, sendo impactada pela avaliação, ponto de vista pessoal, dos autores, apropriada para discussão contextual do “estado da arte”.
O número de referências é limitado a 50 (cinquenta).
A submissão de um artigo de revisão deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word)
- página de título (Title page),
Documento 2 (obrigatório) (em word)
- carta de apresentação (Cover letter).
Documento 3 (obrigatório) (em word)
- resumo (em português) (limitado a 250 palavras), estruturado no formato: Contexto, Objetivos, Critérios de elegibilidade do estudo, Fontes de dados, Participantes e intervenções, Resultados principais, Seleção e análise, Resultados, Limitações, Discussão/Conclusão, Implicações.
- Abstract em inglês) (limitado a 250 palavras), estruturado no formato: Background, Objectives, Study eligibility criteria, Data sources, Participants and interventions, Main Outcomes, Study selection and analysis, Results, Limitations, Discussion/Conclusion, Implications.
- palavras-chave (Keywords),
Documento 4 (obrigatório) (em word)
- introdução (Introduction),
- métodos (Methods),
- resultados (Results),
- discussão (Discussion),
- legendas de figuras e vídeos (Legends, figure, table, vídeo) (se aplicável),
- agradecimentos (Ackowledgements) (se aplicável),
- referências (References),
Documento 5 (obrigatório) (em pdf) (veja formulário modelo)
- conflitos de interesse (Conflicts of interest),
Documento 6 (sempre que aplicável) (em TIFF ou JPEG)
- figuras (PRISMA, gráficos, fluxogramas),
Documento 7 (sempre que aplicável) (em word)
- figuras,
- tabelas,
- vídeos (legenda apenas).
- O arquivo de vídeo deve ser submetido como componente de artigo: Multimídia) em formato MP4.
ARTIGOS ORIGINAIS
Artigos originais devem conter uma página de capa, resumo em português e em inglês, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Conclusões, Referências, Tabelas e Legendas e cada sessão deve ser iniciada em páginas separadas e numeradas consecutivamente. Artigos originais devem cobrir aspectos atuaisda urologia e estudos experimentais devem referir-se às Ciências Básicas aplicadas a urologia. O texto do manuscrito não deve conter mais do que 2500 palavras, excluindo o resumo. O número de autores deve ser limitado a 6. As referências não devem conter mais do que 30 citações e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema. Artigos não relacionados ao assunto devem ser excluídos.
SESSÃO DE RADIOLOGIA
Estes manuscritos deverão apresentar aspectos relevantes do diagnóstico por estudos de imagem, correlacionando-os com a patologia e com o tratamento.
ARTIGOS DE REVISÃO
Artigos de revisão poderão ser submetidos para a avaliação do Corpo Editorial. Um artigo de revisão é uma análise crítica e sistemática de um determinado tópico recente da urologia. Um resumo deve acompanhar o artigo.
TÉCNICA CIRÚRGICA
Estes manuscritos devem apresentar novas técnicas cirúrgicas ou instrumentos e devem ser divididos nas sessões: Introdução, Técnica Cirúrgica, Comentários e um máximo de 5 referências. Um resumo deve acompanhar o manuscrito. A técnica demonstrada deve ter sido utilizada em pelo menos 5 casos e estes devem estar incluídos no manuscrito.
SESSÃO DE CASOS CLINICO-CIRÚRGICOS
Estes manuscritos devem apresentar situações clínicas ou cirúrgicas relevantes, a fim de se trazer ou consolidar nosso entendimento da gênese, história natural, fisiopatologia e tratamento de doenças.
Os autores devem apresentar o relato do caso conforme padronizado nas diretrizes S.C.A.R.E.
Fonte: Agha RA, Franchi T, Sohrabi C, Mathew G, Kerwan A, for the SCARE Group, The SCARE 2020 Guideline: Updating Consensus Surgical CAse REport (SCARE) Guidelines, International Journal of Surgery, https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.10.034.
Staff Corner
Apenas por convite do corpo editorial. Este artigo pode ser um material diversificado, podendo ser uma apresentação, formato de capítulo de livro, revisão rápida (quick checks), protocolos operacionais, entre outros.
O número de autores é limitado a 4 (quatro).
A submissão dos artigos originais deve incluir, nessa ordem:
Documento 1 (obrigatório) (em word) modelo
- página de título (Title page),
Documento 2 (obrigatório) (em word) modelo
- resumo (em português e Abstract em inglês) (limitado a 250 palavras),
- palavras-chave (Keywords),
Documento 3 (obrigatório) formato sob convite. (texto, slides, etc)
- referências (References),
Documento 4 (obrigatório) (em pdf) Modelo
- conflitos de interesse (Conflicts of interest),
Declaração de Direito Autoral
SUBMISSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS – CC BY 4.0
Carta de submissão e transferência de direitos
Declaro que, em caso de aceitação do manuscrito para publicação, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da RECET, que adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Somente usos não comerciais da obra são permitidos. Não são permitidos derivados ou adaptações da obra. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. (Baixe o modelo de transferência de direito de Autor CC BY e carta de submissão)
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