Preparando seu artigo

Preparando sua submissão

Como escrever o seu trabalho dentro das normas da RECET.

Os manuscritos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

(1)  Formatos do arquivo

Aceitamos formato Microsoft Word (DOC ou .DOCX).

Os documentos de Word texto (resumo, abstract e texto principal) devem estar configurados em:

  • espaço simples;
  • utilizar a fonte Times New Roman de tamanho 12; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • folhas numeradas (comando “inserir”, clique em “números de páginas”, posição “fim da página, rodapé”, alinhamento “centralizada”).
  • número das linhas (comando “layout”, clique em “números de linha, contínuo).

(2)  Página de título (Title page)

A informação geral sobre um artigo e os seus autores é apresentada na página de título e deve incluir:

  • o título do artigo,
  • informação dos autores:
    • nome dos autores
    • departamentos, instituições
    • informações de contato do autor correspondente
      • (e-mail, telefone, endereço)
    • ORCID (Open Researcher and Contributor Identification) dos autores
  • fontes de financiamento (se existente),
  • número de palavras.

Título do artigo:

O título fornece uma descrição destilada do artigo completo e deve incluir informação que, juntamente com o resumo, tornará a busca eletrônica do artigo sensível e específica.

A RECET exige que a informação sobre o desenho do estudo faça parte do título (para: relato de caso, estudos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises).

Informação dos autores:

O nome de cada autor e os graus académicos mais elevados de cada autor devem ser listados.

O nome do(s) departamento(s) e instituição(ões) onde o trabalho deve ser atribuído deve ser especificado.

O nome do Programa de Residência médica em Urologia (PRU) credenciado pela CET-SBU.

A RECET exige que o autor correspondente forneça informações completas de contato: incluindo endereço e correio eletrônico o número de telefone.

A RECET encoraja a listagem do ORCID (Open Researcher and Contributor Identification) dos autores.

Fonte(s) financiadora:

Estas incluem subsídios, equipamento, medicamentos e/ou outros apoios que facilitaram a realização do trabalho descrito no artigo ou a redação do próprio artigo.

Contagem de palavras:

Número de palavras do texto do artigo (não incluir as palavras do: resumo, agradecimentos, tabelas, legendas de figuras e referências), permite aos editores e revisores avaliar se a informação contida no artigo justifica o tamanho do artigo, e se o manuscrito submetido se enquadra nos formatos e limites de palavras da revista.

Contribuição dos autores:

A divulgação de informação como cada autor contribuiu para parte do manuscrito.

Deve estar divulgada ao final da “página de título”. Conforme exemplo abaixo:

  • Contribuições dos autores: AUTOR1 teve pleno acesso a todos os dados do estudo e assume a responsabilidade pela integridade dos dados e pela exatidão da análise dos dados.
  • Concepção e concepção do estudo: AUTOR1, AUTOR2, AUTOR3
  • Redação do manuscrito: AUTOR2, AUTOR3.
  • Revisão crítica do manuscrito para conteúdo intelectual importante: AUTOR1, AUTOR2, AUTOR3.
  • Análise estatística: AUTOR3.
  • Obtenção de financiamento: Nenhum.
  • Apoio administrativo, técnico ou material: Nenhum.
  • Supervisão: AUTOR3.
  • Outros: Nenhumas.

(3)  Carta de apresentação (Cover letter)

Uma carta de submissão assinada por todos os autores deve acompanhar cada manuscrito.

Esta carta deve conter as seguintes informações:

  • que artigo ou parte deste não foi, previamente, publicado ou não está sob consideração de uma outra revista;
  • que todos os autores contribuíram para o material submetido à publicação e que todos leram e aprovaram a versão final do manuscrito;
  • que os autores não têm incentivo financeiro associado a esta publicação;
  • que está indicada a fonte de financiamento extra institucional por companhias comerciais;
  • que o estudo foi revisado e aprovado pelo Comitê de Ética da instituição;
  • Uma informação de que não há plágio: “Eu (nós) declaramos que todo o material enviado para publicação é um trabalho de minha (nossa) autoria e não há plágio."
  • Após ser aceito para publicação, o manuscrito tornar-se-á propriedade do RECET.

(4)  Resumo

A RECET requere resumos estruturados. Os autores precisam preparar os seus resumos no formato especificado:

Para artigos originais:

  • Introdução: deve fornecer o Contexto (background) e indicar o objetivo do estudo,
  • Métodos: deve informar procedimentos básicos (seleção dos participantes no estudo, cenários, medições, métodos analíticos),
  • Resultados: deve enfatizar aspectos novos e importantes do estudo ou observações, notar limitações importantes, e não interpretar excessivamente os resultados, apresentando os efeitos e significância estatística e clínica, se possível.
  • Conclusões: As principais conclusões.

Para artigos de revisão:

  • Contexto,
  • Objetivos,
  • Critérios de elegibilidade do estudo,
  • Fontes de dados,
  • Participantes e intervenções,
  • Resultados principais,
  • Seleção e análise,
  • Resultados,
  • Limitações,
  • Discussão/Conclusão,
  • Implicações.

Para os relatos de caso devem ser estruturados em:

  • introdução,
  • apresentação do caso,
  • conclusão.

Dado que os resumos são a única parte substantiva do artigo indexado em muitas bases de dados eletrônicas, e a única parte que muitos leitores leem, os autores precisam assegurar que este reflete com precisão o conteúdo do artigo.

Infelizmente, a informação contida nos resumos difere frequentemente da contida no texto.

Os autores e editores devem trabalhar no processo de revisão e revisão para assegurar que a informação seja consistente em ambos os locais.

Palavras-chave: devem ser escolhidas de 2 a 5 palavras-chave. A RECET exige que as palavras-chave estejam conforme a lista de Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus (ver https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh); para descritores em português, ver: https://decs.bvsalud.org

O ICMJE recomenda que os periódicos publiquem o número de registro do ensaio clínico no final do resumo. Os resumos de ensaios clínicos devem incluir itens que o grupo CONSORT tenha identificado como essenciais.

As fontes de financiamento devem ser listadas, separadamente, logo abaixo do resumo para facilitar a exibição e indexação adequada.

(5)  Manuscrito principal

A RECET requere que os manuscritos sejam estruturados conforme a seção da submissão. Os autores precisam preparar os seus manuscritos no formato especificado:

  • Para artigos originais e de revisão: as seções devem seguir o formato: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
    • Artigos em inglês devem seguir o formato padronizado IMRADC: (Introduction, Methods, Results, and Discussion, Conclusions)

Para relatos de caso: as seções devem seguir o formato CARE guidelines (acima):

Introdução

Fornecer um contexto ou antecedentes para o estudo (ou seja, a natureza do problema e o seu significado). Indicar a finalidade específica ou o objetivo da investigação, ou a hipótese testada pelo estudo ou observação.

Citar apenas referências diretamente pertinentes, e não incluir dados ou conclusões do trabalho a ser relatado.

Métodos

Esclarece como e por que o estudo foi feito de determinada forma.

  • Deve ser, suficientemente, detalhada para que outros possam reproduzir os resultados.
  • Deve incluir apenas informação disponível quando o protocolo do estudo foi escrito. Toda a informação obtida durante o estudo deve ser informado na seção dos Resultados.
  • Deve descrever o objetivo principal e secundários do estudo - normalmente identificados como resultados primários e secundários.
  • Deve identificar métodos, equipamento (indicar o nome e endereço do fabricante entre parênteses), e procedimentos com detalhe suficiente para permitir que outros reproduzam os resultados.
  • Referenciar métodos bem estabelecidos, incluindo métodos estatísticos;
  • Referenciar e esclarecer breves descrições do método que não são bem conhecidos; descrever métodos novos ou modificados, dar as razões para os utilizar, e avaliar as suas limitações.
  • Deve identificar os medicamentos e produtos químicos utilizados, incluindo nome genérico, dose(s), e via(s) de administração.

Participantes (seleção e descrição)

  • Descrever, claramente, a seleção de participantes observacionais ou experimentais (indivíduos ou pacientes saudáveis, incluindo controles),
  • Deve incluir critérios de elegibilidade e exclusão e uma descrição da população.
  • Comentar o quão representativa a amostra do estudo é da maior população de interesse.
  • Assegurar o uso correto dos termos sexo (fator biológico) e género (fatores de identidade, psicossociais ou culturais),
  • Os autores devem definir como determinaram a raça ou etnia. No caso em que a raça ou etnia não ter sido registrada, explicar o porquê. Raça e etnia são construções sociais e não biológicas; os autores devem interpretar os resultados associados à raça e etnia nesse contexto.
  • Os autores devem utilizar linguagem neutra, precisa e respeitosa para descrever os participantes no estudo e evitar o uso de terminologia que possa estigmatizar os participantes.

Análise estatística

  • Deve descrever métodos estatísticos, suficientemente, para permitir a um leitor conhecedor com acesso aos dados originais julgar a sua pertinência e que possa verificar os resultados relatados.
  • Sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com indicadores apropriados (tais como intervalos de confiança). Evitando confiar apenas em testes de hipóteses estatísticas, tais como os valores de P, que não transmitem informações importantes sobre o tamanho do efeito e a precisão das estimativas.
  • Utilize a média e o desvio padrão (média e DP; p.ex.: 35% (±3) para reportar dados de distribuição normal.
  • Utilize a mediana e o intervalo interquartil (mediana e P25-P75; p.ex.: 6 ng/dL (2-9) para reportar dados com distribuição não-normal.
  • Para números, utilizar dois dígitos após a vírgula, a menos que seja necessária maior precisão (5,17, e não 5,16856444).
  • Nunca utilizar percentagens para amostras muito pequenas, por exemplo, "um em cada dois", deve ser substituído por 50%.
  • Definir termos estatísticos, abreviaturas, e a maioria dos símbolos.
  • Especificar qual pacote(s) de software estatístico e versões utilizadas.

Aspectos éticos

Deve incluir uma declaração indicando que a pesquisa foi aprovada por um comité de ética local, regional ou nacional independente.

Resultados

  • Apresente os resultados em sequência lógica no texto, tabelas e figuras, dando primeiro os resultados principais ou mais importantes.
  • A comunicação separada de dados por variáveis demográficas, tais como idade e sexo, facilita o agrupamento de dados para subgrupos através de estudos e deve ser rotineira, a menos que haja razões imperiosas para não estratificar a comunicação, o que deve ser explicado.
  • Não repetir todos os dados nas tabelas ou figuras do texto; enfatizar ou resumir apenas as observações mais importantes.
  • Forneça dados sobre todos os resultados primários e secundários identificados na Seção de Métodos. Materiais adicionais ou suplementares e detalhes técnicos, podem ser colocados num anexo.
  • Dar os números absolutos e não apenas derivados (por exemplo, percentagens).
  • Restringir tabelas e números aos necessários para explicar o argumento do artigo e para analisar os dados de apoio.
  • Utilizar gráficos como alternativa a tabelas com muitas entradas de dados;
  • Não duplicar dados em gráficos e tabelas.
  • Evitar usos não técnicos de termos técnicos em estatísticas, tais como "aleatório" (o que implica um dispositivo aleatório), "normal", "significativo", “correlações” e “amostra”.

Discussão

  • É útil iniciar a discussão resumindo os principais achados, e explorar possíveis mecanismos ou explicações para os achados.
  • Enfatize os aspectos novos e importantes do seu estudo e coloque as suas conclusões no contexto da literatura relevante.
  • Afirme as limitações do seu estudo,
  • Explore as implicações dos seus achados para a investigação futura e para a prática ou política clínica.
  • Discuta a influência ou associação de variáveis, tais como sexo e/ou género, nas suas conclusões, quando apropriado, e as limitações dos dados.
  • Não repetir dados ou outras informações presentes noutras partes do manuscrito, tais como na introdução ou na seção de resultados.
  • Associe os achados com os objetivos do estudo,
  • Evite declarações ou conclusões que não estejam, devidamente, embasadas pelos teus dados.
  • Em particular, distinguir entre significado clínico e estatístico, e evite fazer declarações sobre potenciais benefícios e custos, a menos que o manuscrito tenha analisados estes dados e as análises econômicas apropriadas.
  • Evite fazer alusão a trabalho que não tenha sido concluído e publicado.
  • Discuta novas hipóteses quando apropriado. Porém, rotule-as claramente.

Conclusões

  • Evite declarações ou conclusões que não estejam, devidamente, embasadas pelos teus dados.

Referências

  • As referências devem ser numeradas de acordo com a sequência em que são mencionadas no texto consecutivamente por algarismos arábicos sobrescritos:
    • Uma Ref.(1) | Duas Ref.(1, 2) | Mais de 2 Ref.(1-3)
  • A lista de referências no final do manuscrito deve ser organizada em ordem numérica de acordo com a ordem em que aparecem no texto.
  • A RECET não aceita comunicações pessoais, observações não publicadas, e manuscritos submetidos como referências.
    • Não inclua material não publicado ou comunicações pessoais na lista de referências.
    • Se necessário, os mencione no corpo do texto.
  • O número de referências é limitado a:
    • 20 (vinte) para Artigos Originais,
    • 5 (cinco) para Relatos de Casos, Cartas ao Editor, Editoriais e Comentários breves, e
    • 50 (cinquenta) para Artigos de Revisão e meta-análise.

Os autores devem fornecer referências aos artigos originais sempre que possível.

As referências não devem ser utilizadas por autores, editores ou revisores por pares para promover interesses próprios.

Estilo das referências

Com 7 ou mais autores, enumerar os primeiros 6 e depois inserir "et al.

  • Sanchez-Salas RE, Barret E, Watson J, Stakhovskyi O, Cathelineau X, Rozet F, et al. Current status of natural orifice trans-endoscopic surgery (NOTES) and laparoendoscopic single site surgery (LESS) in urologic surgery. Int Braz J Urol. 2010 Jul-Aug;36(4):385-400. doi: 10.1590/s1677-55382010000400002. PMID: 20815945.

Referência a um capítulo de um livro editado:

  • Harris JR, Lippman ME, Morrow M, Osborne CK. Doenças da mama. 5thed. China: Wolters Kluwer Health; 2014. ISBN: 978-1-45-118627-7

Referência a um capítulo de um livro editado por autores, num livro editado por outros:

  • Hirshaut Y, Pressman P, Brody J. Breast Cancer: O Guia Completo: 5ª edição: Random House Publishing Group; 2009. Capítulo 11: Terapia hormonal e quimioterapia; p. 186-234.
  • É aconselhável o uso de software de gestão de referências (Endnote ou Mendeley).
  • Para fazer o download da fonte EndNote Vancouver (superescrito) Estilo de Referência: clique aqui.

Agradecimentos (Ackowledgements)

Os contribuintes que satisfaçam menos do que todos os 4 critérios para a autoria não devem ser listados como autores, mas devem ser reconhecidos nesta seção.

(6)  Figuras

  • As figuras e ilustrações devem ser enviadas separadamente.
  • Só devem ser incluídos figuras essenciais.
  • As figuras não devem duplicar os dados apresentados em tabelas ou no texto.
  • Os manuscritos podem ter até 8 figuras ou tabelas.
    • Mais figuras e tabelas são consideradas material suplementar.
  • As figuras devem ser enviadas como ficheiros separados em formato JPEG, TIFF
  • A qualidade da figura deve ter resolução mínima de 300 pixels por polegada e 1200 pixels por polegada para desenhos em preto e branco.
  • As figuras não devem ser maiores que 125 (altura) × 180 (largura) mm
    • Formato PDF não é aceitável para figuras e ilustrações.
  • Revise se cada figura está citada no texto,
  • As legendas devem ser enviadas no Manuscrito principal em página separada,
  • As legendas de ilustrações sobre histologia devem conter a técnica histológica utilizada e a magnificação final,
  • A RECET encoraja a reprodução colorida das ilustrações quando apropriado.
  • Todas as ilustrações de histologia devem ser coloridas.

(7)  Tabelas

As tabelas exibem a informação de forma concisa; também fornecem informação detalhada e precisa. A inclusão de dados em tabelas em vez de texto torna possível reduzir a extensão do texto.

  • Preparar tabelas de acordo com os requisitos específicos da revista; para evitar erros, é melhor que as tabelas possam ser importadas diretamente para o software de publicação da revista.
  • Numerar as tabelas, consecutivamente, na ordem da sua primeira citação no texto e fornecer um título para cada uma.
  • Os títulos das tabelas devem ser curtos, mas auto-explicativos.
  • Dê a cada coluna um título curto ou abreviado.
  • Identificar medidas estatísticas de variações, tais como desvio padrão e intervalo interquartil, quando apropriado.
  • Os autores devem escrever informações complementares em notas de rodapé, e não no cabeçalho.
  • Explicar todas as abreviaturas em notas de rodapé,
  • Utilize símbolos como *, †, ‡, §) em notas de rodapé.

Se utilizar dados de outra fonte publicada ou não publicada, obter autorização e reconhecer plenamente essa fonte.

(8)  Conflito de interesses

A RECET utiliza o Formulário ICMJE (Usar este Modelo) para divulgação de potenciais Conflitos de Interesses.

O autor correspondente deve gerar a declaração e anexar na submissão do seu artigo.

Visite as recomendações do ICMJE para mais orientações sobre como declarar o Conflito de Interesses.

Devem ser obtidos consentimentos, permissões e libertações apropriadas quando os autores desejarem incluir detalhes do caso ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e quaisquer outros indivíduos

  • Consentimento informado do Paciente 

Documento obrigatório para relato de casos. (Usar este Modelo)

Para o consentimento de um(a) paciente ou de seu representante legal, para autorizar a publicação de imagens e/ou informação sobre ele/ela em publicações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revista RECET.

Diretrizes adotadas

A RECET não impõe a utilização de diretrizes de relato pelos autores, contudo, encoraja os revisores a utilizar diretrizes de relato relevantes para ajudar a avaliar o manuscrito. A Rede EQUATOR network fornece diretrizes clínicas.

Encorajamos particularmente a utilização de:

  • CONSORT para estudos controlados randomizado
  • TREND para estudos não randomizado
  • PRISMA para revisão sistemática e meta-análises
  • CARE para relatórios de casos
  • STROBE para estudos observacionais
  • STREGA para estudos de associações genéticas
  • SRQR para estudos qualitativos
  • STARD para estudos de precisão diagnóstica
  • ARRIVE para experiências em animais