Urologia Feminina

Urologia Feminina

Autores

  • Paulo Rodrigues Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Palavras-chave:

urologia feminina

Resumo

O Dr. Paulo Rodrigues, um grande nome da Urologia feminina deste país, dá algumas dicas para os residentes sobre como anda, atualmente, esta subespecialidade da Urologia.

RECET . Como foi o seu treinamento em Urologia feminina?

Dr. Paulo Rodrigues . Até há pouco tempo, os urologistas envolvidos com este perfil de pacientes faziam-no por absoluta paixão e interesse pessoal nas disfunções miccionais, sobretudo pelas doenças que envolviam mulheres. Numa longa trajetória, descobriu-se que a pelve feminina tinha caracte- rísticas anatômicas e funcionais próprias, despertando o interesse de al- guns urologistas para este segmento. Entretanto, os médicos mais jovens devem estar atentos a uma realidade que está se configurando nos USA: recentemente, a acreditação para residência e, portanto, o reconhecimen- to da subespecialidade urológica dedicada ao estudo das disfunções do assoalho pélvico e reconstrução funcional do mesmo foram implementa- dos em várias universidades americanas e avançam de mãos dadas com as sociedades médicas responsáveis por reconhecê-las e monitorar suas atividades. Em nosso país, poucos são os urologistas que se dedicam pro- fundamente ao assunto. Mas, certamente, há um enorme campo para o desenvolvimento desta especialidade, visto que o assoalho pélvico é um dos segmentos mais intrigantes e complexos do corpo humano.

Biografia do Autor

Paulo Rodrigues, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da USP

Membro da Sociedade Internacional de Incontinência

Diretor do Setor de Neurourologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Referências

Fundamentos da Urodinâmica – Paulo Rodrigues

Female Urology – Raz

Urogynecology and Reconstructive Pelvic Surgery - Mickey M. Karram

Downloads

Publicado

05-05-2013

Como Citar

1.
Rodrigues P. Urologia Feminina: Urologia Feminina. recet [Internet]. 5º de maio de 2013 [citado 3º de abril de 2025];2(1):11-2. Disponível em: https://revista.recet.org.br/index.php/recet/article/view/276